Ao presidir a Missa pela Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, assinalou que “o Papa Bento XVI poderá ser recordado como o Papa da Eucaristia e do esplendor do amor à Liturgia”.

Durante sua homilia, o purpurado agradeceu ao Santo Padre porque seu pontificado se caracterizou por dar uma especial importância ao sacramento da Eucaristia.

“Vimos como ao longo destes anos vai conduzindo com tanto carinho a essa Eucaristia, coração da vida cristã, manancial da missão evangelizadora da Igreja, que deve sempre constituir o centro e a fonte do serviço que foi-lhe confiado”, afirmou.

O Cardeal Cipriani assinalou que os católicos, alimentados e sustentados pela Eucaristia, têm o compromisso de manter-se sempre em unidade plena com Cristo e recordou que o Santo Padre exorta os católicos a intensificarem seu amor e devoção a Jesus Eucaristia, expressando com valentia e claridade sua fé, sobre tudo com celebrações solenes e corretas.

O Cardeal exortou todos os fiéis a elevarem uma oração pelo Papa, pelos Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas. A Missa foi concelebrada pelo Núncio Apostólico no Peru, Dom Bruno Musaró; o Presidente da Conferência Episcopal, Dom Miguel Cabrejos OFM.; outros sete bispos e mais de 30 sacerdotes.