O Bispo de San Sebastián, Dom José Ignacio Munilla, elogiou hoje os "esforços" do Papa Bento XVI, em seu trabalho de "nova evangelização em países secularizados", depois de anunciar a criação de um novo organismo, sob a fórmula de 'Conselho Pontifício', com tal fim, ao tempo que destacou "as responsabilidades tão grandes que se encomendaram" ao pontífice, "acompanhadas de incompreensões e de não poucas perseguições".

Na Eucaristia que celebrou na Catedral do Bom Pastor de San Sebastián, pela Igreja Universal e pelo Santo Padre com motivo da festividade de São Pedro e São Paulo, Munilla indicou que ontem o Papa recordou que as figuras do Pedro e Paulo "evocam a dupla chamada da Igreja, à unidade e à universalidade" como duas dimensões "complementares".

Neste contexto, recordou que Bento XVI fez pública a criação de um novo organismo, sob a fórmula de 'Conselho Pontifício', com a tarefa principal de "promover uma renovada evangelização nos países de velha cristandade, que estão vivendo uma progressiva secularização da sociedade e uma espécie de eclipse do sentido de Deus".

"Trata-se, portanto, de uma nova iniciativa do Papa para a nova evangelização em países secularizados", indicou. Dom Munilla transladou seu apoio a esta iniciativa e elogiou os esforços do sucessor de Papa na tarefa da Nova Evangelização.

O prelado espanhol destacou também que hoje a Igreja "inteira continua orando pelo sucessor de Pedro, consciente das responsabilidades tão grandes que lhe foram encomendadas, acompanhadas de incompreensões e de não poucas perseguições".