A Santa Sé anunciou a nomeação do Cardeal Marc Ouellet, P.S.S., até agora Arcebispo de Québec, Canadá, como Prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O Cardeal Ouellet sucede nestes dois cargos o Cardeal Giovanni Battista Re, cuja renúncia foi aceita por atingir o limite de idade estabelecido no código canônico.

O novo Prefeito nasceu em 8 de junho de 1944 em Lamotte, Canadá. Obteve seu bacharelado em educação na Universidade de Laval e ingressou no Seminário Maior de Montreal, onde obteve sua licenciatura em teologia em 1968. Esse mesmo ano foi ordenado sacerdote para a diocese de Amos.

Tem uma licenciatura em filosofia e teologia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma e um doutorado em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Durante dez anos, foi professor e reitor de diversos seminários maiores na Colômbia. Foi nomeado Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, em 3 de março de 2001 e consagrado bispo no Vaticano em 19 de março de 2001 pelo Papa João Paulo II. Foi promovido à Sede metropolitana de Québec em 15 de novembro de 2002. Um ano depois foi criado Cardeal.

O Cardeal Ouellet fala francês, inglês, alemão, italiano e espanhol.