O jornal L’Osservatore Romano publicou, em plena celebração da Copa do Mundo na África do Sul, um artigo no qual apresenta os indígenas guaranis como os inventores do futebol.

Nos guaranis inventaram o futebol”, o autor Gianpaolo Romanato sustenta que o futebol nasceu no século XVII, no território que hoje conhecemos como o Paraguai. Sua fonte –conforme reproduz Religião em Liberdade (ReL)- é o relato de um jesuíta catalão chamado José Manuel Peramás, que viveu vários anos na Redução de San Ignacio de Miní, ao sul da cidade de Assunción, uma das 30 reduções que havia no Paraguai colonial.

O Padre Peramás escreveu em seu livro «De veta et moribus tredecim virorum paraguaycorum», publicado em 1793, muitas de seus vivências com os guaranis e, entre elas, as diversões que costumavam ter durante seu tempo de ócio.

“Costumavam também jogar com uma bola, que, mesmo sendo inteira de borracha, era tão ligeira e rápida que, quando a golpeavam, ela seguia quicando algum tempo, sem parar, impulsionada por seu próprio peso. Não lançavam a bola com a mão, como nós, mas com a parte superior do pé nu, passando-a e recebendo-a com grande agilidade e precisão”, sustentou o sacerdote.

O L’Osservatore Romano assinala que “os guaranis de três séculos atrás certamente já jogavam bola com maestria. No fundo são os descendentes dos verdadeiros inventores do futebol”. Os primeiros em refutar esta versão, acrescenta a ReL, “certamente serão os ingleses”.