O Papa Bento XVI fez esta tarde um anúncio histórico ao antecipar a criação de um novo Conselho Pontifício para re-evangelizar os países ocidentais de tradição católica que "registram uma progressiva secularização da sociedade e uma espécie de eclipse do sentido de Deus".

Diante dos milhares de assistentes à oração das vésperas na solenidade de São Pedro e São Paulo na basílica de São Paulo Extramuros, o Pontífice explicou que "há regiões no mundo onde o Evangelho lançou raízes ao longo dos tempos, dando lugar a uma verdadeira tradição cristã, mas onde nos últimos séculos, com dinâmicas complexas, o processo de secularização produziu uma grave crise do sentido da fé cristã e a pertença à Igreja".

O Santo Padre assinalou que existem outras regiões no mundo que ainda esperam uma primeira evangelização e outras que embora já o tenham recebido necessitam um trabalho "mais profundo".

Neste contexto, afirmou que é necessária uma "nova evangelização" já que o homem do terceiro milênio tem uma "fome mais profunda", que só Deus pode saciar.

"O homem do terceiro milênio deseja uma vida autêntica e plena, necessita verdade, liberdade profunda e amor gratuito. Inclusive nos desertos do mundo secularizado, a alma do homem tem sede de Deus", acrescentou.

Bento XVI considerou que o desafio é encontrar os meios adequados para voltar a propor a "perene verdade do Evangelho de Cristo” e –referindo-se à presença de uma delegação da Igreja Ortodoxa no templo- recordou que a nova evangelização exige “a busca da unidade plena de todos os cristãos".

Este será o primeiro dicastério vaticano criado desde que o Papa João Paulo II criou o Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde em 1985. Em abril deste ano, o vaticanista italiano Andrea Tornielli predisse a criação do novo conselho considerando-o "a novidade mais importante do pontificado do Papa Bento XVI."