Este fim de semana, a Secretaria de Estado Vaticano informou que o grupo conjunto de trabalho Vietnã-Santa Sé em seu segundo encontro “chegou ao acordo de que o Papa nomeie um representante não residente da Santa Sé ante o Vietnã”.

Conforme informou o Vaticano, as duas delegações conversaram em profundidade sobre as relações diplomáticas bilaterais. A reunião, celebrada no Vaticano o 23 e 24 de junho foi presidida “conjuntamente pelo Dom Ettore Balestrero, subsecretário para as Relações com os Estados, chefe da delegação da Santa Sé e por Nguyen Quoc Cuong, vice-ministro de Assuntos Exteriores, chefe da delegação do Vietnã”.

As delegações confrontaram temas internacionais e assuntos concernentes às relações bilaterais e à Igreja Católica no Vietnã.

”Ambas as delegações registraram desenvolvimentos alentadores em várias áreas da vida católica no Vietnã, especialmente em relação com o Ano Jubilar. Além disso, recordou-se o discurso de Sua Santidade o Papa Bento XVI com ocasião da última visita "ad limina" dos bispos Vietnãitas e a mensagem do Santo Padre à Igreja católica no Vietnã com ocasião do Ano Jubilar, e coincidiram em que estes ensinamentos do Papa servirão como orientação para a Igreja católica no Vietnã nos próximos anos”, acrescentou a Santa Sé.

As delegações acordaram celebrar um terceiro encontro no Vietnã, em uma data a ser programada seguindo os canais diplomáticos.