O Papa Bento XVI enviou uma mensagem de solidariedade ao Presidente da Conferência Episcopal da Bélgica e Arcebispo de Malinas-Bruxelas, Dom André-Mutien Léonard, pelo polêmico registro realizado no dia 24 de junho na Catedral de Malinas e na Sede da arquidiocese, que incluiu a profanação de tumbas.

"Desejo expressar-lhe, querido irmão no episcopado, assim como a todos os bispos da Bélgica, minha proximidade e minha solidariedade neste momento de tristeza pelas surpreendentes e deploráveis maneiras com que se realizaram as investigações na Catedral de Malinas e na Sede onde estava reunido o episcopado belga em sessão plenária”, indica a mensagem.

O Papa recorda que “durante esta reunião deviam tratar-se, entre outros, aspectos relacionados com o abuso de menores por parte de membros do clero. Eu mesmo repeti em numerosas ocasiões que estes graves fatos devem ser tratados pelo ordenamento civil e canônico, no respeito da recíproca especificidade e autonomia”.

“Neste sentido, desejo que a justiça siga seu curso, garantindo o direito das pessoas e das instituições, no respeito das vítimas, no reconhecimento sem preconceitos dos que se comprometem a colaborar com ela e no rechaço de tudo o que possa obscurecer os nobres deveres que lhe são atribuídos. Ao garantir-lhe que acompanho cada dia com a oração o caminho da Igreja na Bélgica, envio de bom gosto uma afetuosa Bênção apostólica", conclui.