O Papa Bento XVI recebeu o Óbolo de São Pedro recolhido nas igrejas de Roma e agradeceu esta demonstração de participação em sua pessoal preocupação pelas pessoas mais necessitadas.

Ao receber os membros do Círculo de São Pedro encabeçados por seu presidente geral, Duque Leopoldo Torlonia, Bento XVI explicou que o Óbolo “representa um ponto de convergência entre duas ações complementares, que se estreita em um único e eloqüente testemunho de caridade evangélica: por uma parte manifesta o afeto dos habitantes desta cidade e dos peregrinos para o Sucessor de Pedro e, pelo outro, expressa a concreta solidariedade da Santa Sé para as tantas realidades de sofrimento e indigência que por desgraça persistem em Roma e em tantas partes do mundo.

O Papa recordou que São João Maria Vianney, o santo Cura D’Ars, “é um modelo de vida evangélica não só para os sacerdotes, mas também para os leigos, especialmente para quantos, como vós, estão comprometidos no imenso campo da caridade. Um aspecto peculiar da vida deste humilde sacerdote foi seu desapego dos bens materiais. Ele não possuía nada, distribuía tudo aos mais necessitados; para ele mesmo não sentia necessidade de nada: tudo considerava supérfluo”.

“Sigam sendo este sinal concreto de caridade do Papa para quantos se encontram na necessidade seja em sentido material ou em sentido espiritual, como para os peregrinos que chegam a Roma de cada parte do mundo para visitar as tumbas dos Apóstolos e para encontrar o Sucessor de Pedro”, indicou o Papa.

O Papa assinalou que os membros do Círculo de São Pedro, visitando as paróquias romanas e administrando centros de assistência e acolhida na Capital italiana, têm a possibilidade de perceber diretamente as múltiplas situações de pobreza ainda persistentes; mas ao mesmo tempo a possibilidade de constatar quão intenso seja o desejo das pessoas por conhecer a Cristo e de amá-lo em seus irmãos.

A colaborar

A Santa Sé oferece a possibilidade de enviar donativos em linha na página Web do Óbolo de São Pedro dentro da Página Web oficial do Vaticano.

Para enviar seus donativos, faça click aqui.