O Arcebispo de Chicago e Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Cardeal Francis George, presidiu uma Eucaristia no dia em que a Igreja celebra a São João Batista (24 de junho) e assegurou que só Jesus dá significado à vida de toda pessoa.

Conforme assinala a nota de imprensa da Arquidiocese do Santiago de Cuba publicada no sítio Web da Conferência Episcopal, o Cardeal celebrou uma Missa na Catedral local em que expressou sua alegria por estar na ilha respondendo ao convite que Dom Dionisio García o fez há um ano em sua visita a Chicago.

Depois de manifestar sua satisfação por estar em Cuba e recordar a figura do Santo Antonio Maria Claret, também bispo de Santiago, o Cardeal disse: "no dia em que a Igreja celebra o nascimento de João o Batista compartilho a alegria e o gozo de João no ventre de sua mãe ao receber a visita de Maria: Deus está conosco, nós imitando a João devemos diminuir para que Ele cresça, só nesta entrega nosso Jesus pode mostrar-se a outros".

O Arcebispo de Chicago disse logo que como São João Batista "estamos chamados a anunciar que o Reino de Deus está perto, e para ser essa voz devemos estar cheios de Deus dando garantia com nosso testemunho do amor de Deus por todos os homens, porque só Jesus pode dar significado a nossa vida".

Antes da Missa o Cardeal e seus acompanhantes visitaram o lugar conhecido como Colina de São João, onde se recorda de maneira especial a participação norte-americana no fim da guerra de independência. depois deste encontro com a história, os visitantes se transladaram a uma comunidade da paróquia São José Operário, uma das duas últimas paróquias erigidas como tais, a qual não tem templo, e tiveram um encontro com a comunidade local.

O segundo dia da visita, indica a nota, começou aos pés da Virgem da Caridade, em seu santuário do Cobre. Ali se celebrou uma Eucaristia à qual se uniram também Dom Emilio Aranguren, Bispo de Holguín e Dom Álvaro Beyra, bispo da diocese de Bayamo – Manzanillo, além das religiosas e religiosos que trabalham em Santiago de Cuba.

Durante a homilia, o Cardeal George se referiu à presença de Maria no meio de Cuba e de sua história, e terminou unindo-se aos bispos cubanos na intenção que marca este triênio preparatório para celebrar, em 2012, os 400 anos do achado e presença da Virgem neste povo: Que Maria que nos leve com Jesus.

Terminada a eucaristia, a Casa de Retiros e Convivências do Cobre recebeu os peregrinos que vindo de Chicago puderam compartilhar um momento de ameno diálogo com os sacerdotes, religiosos e religiosas da diocese antes do almoço que concluiria esta manhã.
O Arcebispo de Chicago esteve acompanhado por Dom David Malloy, Pe. Daniel A. Flens, Pe. Richard Simon, a Ir. Margarida María García Martínez, e o Sr. Jimmy Michael Lago, Chanceler da arquidiocese de Chicago.