Os bispos membros do Conselho Permanente da CNBB reunidos em Brasília entre os dias 23 e 25 de junho acompanhando “com muita dor e pesar” as noticias que chegam sobre as enchentes que atingiram os Estados de Alagoas e Pernambuco, enviaram hoje um nota de solidariedade para com os desabrigados e atingidos pelas enchentes.

“Além das vítimas anunciadas pelos meios de comunicação, há milhares de pessoas sofredoras, cujos corações estão despedaçados pelas perdas irreparáveis de entes queridos, de postos de trabalho, de seus pertences, suas propriedades, suas casas e tantos outros valores afetivos e culturais que não podem ser calculados”, assinalam os bispos brasileiros.

De igual maneira os prelados manifestam sua solidariedade “a todos os sofredores aos quais fazemos chegar nossa palavra de conforto e de esperança. Pedimos ao Deus da vida, que dê forças às pessoas que são solidárias, partilham seus dons, seu tempo, seus bens e não medem esforços para ajudar na reconstrução da vida e dos meios de sobrevivência dos irmãos  penalizados pelas consequências dessa tragédia”.

Os membros do conselho permanente da CNBB afirma acompanhar “com atenção os esforços dos órgãos públicos governamentais na busca de soluções emergenciais”e valorizam “a ação de solidariedade das comunidades e das Igrejas locais que têm empregado esforços e estabelecido parcerias para atender às necessidades mais urgentes”.

A CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, convoca a todos a se empenharem na Campanha SOS Pernambuco e Alagoas. As doações podem ser depositadas no Banco do Brasil, na conta corrente 5821-1, agência 3505-X.

“Mais uma vez percebemos a força do amor fraterno e os sentimentos humanitários que caracterizam nosso povo. A fé e a esperança cristã confortem a todos na reconstrução de suas vidas e de seus bens”, destacaram os bispos brasileiros na sua nota de imprensa.

Até o momento, foram registrados 51 mortos, sendo 34 na região alagoana e 17 em Pernambuco. Durante a visita de ontem, 24, ao estado de Alagoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que cada estado deverá receber R$ 275 milhões para reconstruir as cidades atingidas.