O campeonato do mundo de futebol por parte da Igreja é visto como uma oportunidade de anúncio da palavra de Deus, junto das comunidades portuguesas e também dos milhares de visitantes que acompanham a competição na África do Sul. Foi o que afirmou à agência Ecclesia do episcopado português, o Pe. José Alton dos Santos, sacerdote brasileiro responsável pela paróquia de S. José, em Greyville, diocese de Durban.

O objetivo é integrar a vivência cristã no entusiasmo que existe à volta da competição e o sacerdote deu exemplos como “o Domingo do Mundial, em que a liturgia procurava incluir esta temática e também a festa de S. João”, celebrada hoje por toda a comunidade lusa.

“Na nossa pregação, procuramos passar uma mensagem de unidade, de paz e de amor pela pátria”, adianta o Missionário Espiritano.

Esta sexta-feira, dia do jogo entre Portugal e Brasil, o clima de festa e partilha vai continuar, com a reunião de todos os luso-descendentes na Associação Portuguesa de Kwazulu Natal.

A entrevista ao Pe. José Alton dos Santos será transmitida no programa da Igreja Católica na Antena 1, no dia 30 de Junho, pelas 22h45, informou Ecclesia.