O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, criticou a decisão do Governo do José Luis Rodríguez Zapatero de recortar a ajuda econômica por filho menor de três anos, e advertiu que isso converteu o líder socialista "no pior Presidente para a família de toda a história da Espanha."

Hertfelder disse que a oferta de 42 euros a 24 euros mensais (42 por cento), por filho menor de três anos, deteriorou a situação dos lares quase pobres, e confirmou a Espanha como o país que menos ajuda as famílias na Europa.

"Se finalmente não houver retificação e se consuma a medida, se constatará uma vez mais que este governo só se ‘lembra’ da família para prejudicá-la", expressou. O líder do grupo pró-familia espanhol acrescentou que isto ocorre na Espanha quando na Europa a média de ajuda por filho é de 125 euros mensais e de maneira universal.

Do mesmo modo, o IPF lamentou que esta medida se desse apesar de que só têm acesso a esta ajuda os lares mais pobres –um de cada nove-, e de que o número de nascimentos tenha caído no 2009, com uma baixa de cinco por cento com respeito ao ano 2008.

Todo isso, indicou Hertfelder, fez que a família seja o grupo social mais abandonado na Espanha e constata que o Governo não tem vontade política de ajudá-la.