Ao promover nesta cidade um documentário sobre o Caminho de Santiago de Compostela, a reconhecida jornalista espanhola, Marian De la Fuente, assinalou que esta produção busca transmitir que esta não é uma viagem mais, mas sim uma experiência que muda profundamente a vida das pessoas.

"Quando eu investiguei sobre o caminho percebi que havia documentários maravilhosos. Mas não pude constatar o que se vive quando as pessoas põem seus pés sobre uma das rotas. Neste documentário quis ser uma peregrina mais, com minha mochila e meu bastão, para transmitir ao público as emoções maravilhosas que se vivem aí", revelou De la Fuente à ACI Prensa.

A jornalista indicou que "uma das experiências mais bonitas que pôde ver no peregrinar é a pessoas com enfermidades terminais que não faziam o caminho em busca desse milagre que o Senhor poderia dar-lhes para recuperar sua saúde, mas sim procuravam forças para entender o que podia passar com suas vidas".

De la Fuente assinalou que o documentário "O caminho com Marian", que filmou durante três semanas, os telespectadores poderão ver os quatorze dias de peregrinação que tomou um dos sete caminhos que leva a Santiago de Compostela desde Roncesvalles, em Navarra, Espanha.

Deste modo convidou o público a fazer esta peregrinação, uma das mais importantes depois de Roma e Jerusalém, em pleno Ano Santo Compostelano, não só porque se obtém a indulgência plenária mas também porque não voltará a se repetir até o 2021. 

A jornalista também promoveu um concurso sobre o Caminho de Santiago para estudantes de comunicação dos Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, México, Peru e Equador.