O Arcebispo de Chicago e Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, Cardeal Francis George, iniciou esta quarta-feira uma visita de dois dias a Santiago de Cuba, acolhendo o convite feito pelo Arcebispo Dionisio García, Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba.

O Prelado cubano comentou à AFP que "embora "a visita seja eclesiástica, sempre tem um significado em nível social". "Toda a melhoria das relações entre as pessoas, a família, os povos, dentro de uma mesma nação e entre duas nações, tudo isso deve ser favorecido", declarou via telefônica.

Dom García, quem visitou Chicago em abril de 2009, opinou que estes intercâmbios bilaterais ajudam à reconciliação entre os cubanos da ilha e do exílio, que nos Estados Unidos abrange 1,5 milhões de emigrados e seus descendentes.

O Arcebispo disse que esta visita "contribui à relação entre as duas comunidades, claro, e dentro de Cuba também, acredito que favoreceria tudo. Tudo o que se faça para favorecer o livre intercâmbio e essa comunicação tão necessária é algo pelo qual devemos trabalhar".

"Sempre que há um intercâmbio entre bispos falamos de nossas respectivas igrejas e realidades. Assim conversaremos o que estamos fazendo", acrescentou.

O Cardeal George chega a Cuba três dias depois de que o Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, concluíra uma visita de cinco dias, que reforçou o diálogo entre o governo e a Igreja. O Cardeal norte-americano visitará o Santuário da Virgem do Cobre, Padroeira de Cuba, presidirá uma Missa na Catedral e percorrerá uma comunidade da zona e do cemitério Santa Ifigênia, onde irá à tumba do herói nacional José Martí.

A Igreja dos Estados Unidos, indica AFP, é o maior contribuinte de ajuda humanitária à Igreja cubana, e assiste com recursos a construção de um seminário nos subúrbios de Havana.