Durante sua visita ao México, o Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, afirmou que a educação e a formação religiosa são um direito fundamental do homem, e é dever de estado “respeitar a decisão do povo, ainda tratando-se do ensino religiosa em escolas públicas”.

Em declarações à imprensa, o Cardeal explicou que quando houve a mudança de regime nos países comunistas, a população pediu que “se incluíra a educação religiosa” nas escolas.

O representante vaticano recalcou que é “direito dos pais decidir sobre a educação de seus filhos”, e indicou que a formação em valores humanos é extremamente importante.

Acrescentou que embora é necessária a formação técnica, deve-se evitar que as pessoas se voltem simplesmente operários, lhes fazendo ver que a ciência pode ser usada para o bem ou para o mal.

O Cardeal Zenon Grocholewski concelebrou a Eucaristia na Catedral Metropolitana junto com o Cardeal Norberto Rivera Carrera e o Arcebispo de Yucatán, Dom. Emilio Berlié Belaunzarán.