O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Arcebispo de Madrid (Espanha), Cardeal Antonio María Rouco Varela, assinou um convênio de apoio para a realização da JMJ 2011 com a presidenta de Madrid, Esperanza Aguirre, que permitirá "a coordenação entre a administração regional e os organizadores da jornada em áreas como segurança, saúde, transporte e alojamentos".

Conforme assinala a nota de imprensa, o convênio foi assinado na sede de governo de Madrid, depois do qual o Cardeal assinalou que a comunidade de "Madrid se converterá na capital do mundo jovem" e assegurou que o acordo facilitará "a preparação e o desenvolvimento da jornada para que seja um êxito".

Por sua parte, Aguirre pôs "à disposição da organização da JMJ todo o necessário para que seja a melhor organizada da história".

"Este convênio oferece, entre outras coisas, albergue, colégios maiores e institutos de titularidade pública para o alojamento dos peregrinos. Também disposta especial atenção às áreas de transporte, segurança e saúde para cobrir as contingências que se possam dar", assinalou.

A Comunidade de Madrid forma parte da Comissão Mista para a JMJ 2011, em que também se encontra Presidência do Governo e a Prefeitura de Madrid. As três administrações públicas colaboram na organização do acontecimento facilitando o uso de instalações e serviços públicos, mas não contribuem economicamente. A JMJ se financia inteiramente pelas contribuições de quão jovens participam, e pelas empresas associadas ao programa de patrocínios.