O vaticanista Andrea Tornielli, quem anunciou ontem uma série de mudanças na cúria vaticana, indicou entre estes que o Arcebispo Rino Fisichella seria o novo Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, um dicastério que o Papa Bento XVI teria decidido criar. Com esta designação, o Prelado deixaria vacante a presidência da Pontifícia Academia para a Vida, cargo que desempenha atualmente.

Tornielli já tinha feito este anuncio em abril, e em seu artigo explicava que este novo dicastério terá como objetivo evangelizar "países nos que o Evangelho foi anunciado faz séculos, mas nos que a vida diária de seus povos se vê perdida. Europa, Estados Unidos e América Latina seriam as áreas de influência da nova estrutura".

Com a partida de Dom Fisichella a este Pontifício Conselho, o posto de Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense que também ostenta, será coberto pelo sacerdote salesiano Enrico Dal Covolo.

Do mesmo modo, com sua saída da Pontifícia Academia para a Vida, requerer-se-ia a um novo Presidente deste dicastério. Em fevereiro deste ano cinco importantes membros desta academia expressaram sua preocupação pela capacidade do Dom Fisichella para seguir na presidência, como resultado da controvérsia relacionada ao caso da pequena brasileira que foi submetida a um duplo aborto em Alagoinha, no Estado de Pernambuco, Brasil.

Depois da respectiva elucidação, o tema voltou a surgir depois da assembléia plenária da Pontifícia Academia para a Vida que deverá esperar a designação do Santo Padre para o posto.