O Presidente da Conferência Episcopal da Federação Russa, Dom Joseph Werth, assinalou que o crucifixo não é somente um símbolo religioso, e sim da verdadeira identidade européia, no marco do próximo pronunciamento da Corte de Estrasburgo sobre este tema que será feito no dia 30 de junho.

O Prelado indicou que "os símbolos religiosos, como a cruz, não são só o sinal do cristianismo mas também um dos mais importantes elementos da identidade européia".

Em uma nota dada a conhecer por L’Osservatore Romano, o Bispo recorda que "na Rússia, durante o governo comunista, viveu-se uma perseguição de muitos crentes e uma loucura moral na sociedade". Ante estes fatos, não se pode esquecer que "o pluralismo e a liberdade de consciência não implicam restrições dos direitos de quem quer viver de acordo à herdade espiritual e cultural de nosso moderado".

De maneira similar opinaram diversos bispos da Bulgária, Polônia, Grécia, Eslovênia, entre outros países, que recordam que a Europa foi construída e está afirmada sobre as raízes do cristianismo que tem como símbolo principal a cruz.