O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer este fim de semana uma nota na qual precisa a situação do Ex-arcebispo de Poznan, na Polônia, Dom Juliusz Paetz, afastado do trabalho pastoral por acusações de abusos sexuais em 2002, na qual se precisa que este Prelado não vai ser "reabilitado".

A nota assinala o seguinte: "o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, S.I., respondendo às perguntas dos jornalistas sobre as notícias de imprensa relativas à situação de Dom Juliusz Paetz, ex-arcebispo de Poznan (Polônia), precisou que é infundado neste caso falar de ‘reabilitação’".

Isto se apóia em que "a questão tratada na correspondência com Roma se referia exclusivamente a se o prelado podia ser autorizado ou não a presidir celebrações públicas quando convidado por um pároco, sempre com o necessário ‘nihil obstat’ por parte do Ordinário".

"Os critérios e as restrições estabelecidos em 2002 e seguidos até agora não serão modificados", precisa a nota.

Na sexta-feira 18 de junho se confirmou através do "porta-voz da arquidiocese de Poznan, (que) é completamente infundado o fato que o arcebispo de Poznan, Stanislaw Gadecki, tenha apresentado ou meramente antecipado a possibilidade de renunciar ao governo da arquidiocese".