O Bispo de São Luis, Dom Jorge Luis Lona, advertiu que a legalização dos "matrimônios" homossexuais será algo destrutivo para a sociedade argentina, pois rechaça a natureza humana; além disso demolirá o matrimônio como instituição.

"Se for aprovado este projeto de lei, o prestígio do matrimônio como instituição cairia ainda mais. Se tudo for matrimônio, nada é matrimônio. Iríamos perdendo cada vez mais, o ‘capital social’ que é a família matrimonial, reserva fundamental da nossa sociedade", indicou o Prelado, quem advertiu que se "assim se legitimaria socialmente a desordem natural da homossexualidade".

Nesse sentido, rechaçou o projeto para modificar o Código Penal a favor das uniões do mesmo sexo. Além disso alertou sobre um possível uso desta lei por parte dos grupos homossexuais para denunciar supostas discriminações.

"O trâmite que está seguindo a aprovação da atual proposta legislativa, faz-nos ver a possibilidade do uso político de leis anti-discriminatorias por parte de um grupo de pressão homossexual, em procura de uma modificação do sistema jurídico argentino, com vastas conseqüências morais e sócio-culturais", indicou.