Este meio-dia o Papa Bento XVI, depois de ter celebrado a ordenação sacerdotal de 14 diáconos da diocese de Roma na Basílica de São Pedro, rezou o Ângelus dominical com os presentes reunidos no Praça que também leva o nome do príncipe dos Apóstolos e recordou que os sacerdotes são sinal do amor de Deus para com todos os homens.

“O Sacramento da Ordem manifesta, por parte de Deus, sua pressurosa proximidade aos homens, e, pela parte de quem o recebe, a plena disponibilidade a converter-se em um instrumento desta proximidade, com um amor radical a Cristo e à Igreja”, disse o Papa.

Refletindo sobre o Evangelho de hoje, o Papa se referiu à afirmação de Pedro na qual ele diz que Jesus é o Cristo de Deus, fazendo notar que com esta resposta “se superam todas as opiniões terrenas que consideravam Jesus como um dos profetas”.

“Segundo São Ambrosio –continuou-, com esta profissão de fé, Pedro ‘abraçou a totalidade das coisas, porque expressou a natureza e o nome’ do Messias. E Jesus, frente à profissão de fé renova a Pedro e aos outros discípulos o convite a segui-lo pelo duro caminho do amor até a Cruz”.

Deste modo recordou que “também a nós, que podemos conhecer o Senhor mediante a fé em sua Palavra e nos Sacramentos, Jesus dirige a proposta de segui-lo cada dia e também nos recorda que para ser seus discípulos é necessário apropriar-nos do poder de sua Cruz, vértice de nossos bens e coroa de nossa esperança”.

Citando esta vez a São Máximo o Confessor, o Santo Padre fez notar que “o sinal distintivo do poder de nosso Senhor Jesus Cristo é a cruz. Tomar a cruz significa comprometer-se a vencer o pecado que obstaculiza o caminho para Deus, acolher cotidianamente a vontade do Senhor, acrescentar a fé sobre tudo diante dos problemas, dificuldades, sofrimento”.

E falando da Santa Edith Stein enfatizou o testemunho de seu crescimento na fé em momentos de dificuldade: “Agora entendo –escreve Edith Stein- o que quer dizer ser esposa do Senhor no sinal da cruz, embora nunca se possa compreender em sua totalidade, pois é um mistério. … Quanto mais se faz escuro ao nosso redor, mais devemos abrir o coração à luz que vem do alto”.

“Também em nossos dias são muitos os cristãos no mundo que, animados pelo amor a Deus, assumem a cruz cada dia, tanto aquela das provas cotidianas, como aquela procurada pela barbárie humana, que às vezes exige o valor do extremo sacrifício”.

Finalmente o Papa encomendou ao “materno amparo da Virgem Maria os novos sacerdotes que hoje se acrescentam a quantos o Senhor chamou pelo nome: que sejam sempre fiéis discípulos, valentes anunciadores da Palavra de Deus e administradores de seus Dons de salvação”.

Seguidamente Bento XVI rezou o Ângelus, saudou os presentes em diversos idiomas e repartiu sua Bênção Apostólica.