Depois da negativa dos administradores do conhecido edifício Empire State para render tributo à Madre Teresa de Calcutá com a iluminação do edifício, os encarregados do Porta-aviões Intrepid, da Segunda guerra mundial, anunciaram que a embarcação estará iluminada de branco e azul para homenagear à Beata no próximo dia 26 de agosto no 100º aniversário de seu nascimento.

Conforme publicamos alguns dias atrás, os administradores do Empire State aduzem não render comemoração a causas religiosas, afirmação que eles mesmos desmentiram com os fatos ao ter iluminado o edifício, no passado 25 de abril, em honra às irmãs salesianas.

"Estaríamos encantados de render homenagem ao que a Madre Teresa fez pelo serviço público. Somos a essência do serviço público", explicou em um comunicado a diretora executiva da instituição que tem a responsabilidade pelo Porta-aviões-museu ancorado no rio Hudson desde 1982, Susan Marenoff, quem afirmou que a embarcação mudará sua habitual iluminação com as cores da bandeira americana pelo branco e o azul em honra à Beata.

A porta-voz do Intrepid Sea, Air and Space Museum se contatou com a presidenta do Câmara de vereadores municipal de Nova Iorque, Christine Quinn, para comunicar sua decisão.  Quinn apóia a iniciativa apesar a seu ativismo homossexual e sua aberta discrepância neste tema com a Igreja Católica.

Conforme assinala a agência EFE, Quinn disse também que "os nova-iorquinos querem fazer todo o possível, com o poder e os recursos que têm, para difundir a mensagem da Madre Teresa. Não permitiremos que o rechaço de alguém impeça que o resto da cidade difunda esta mensagem"

Na segunda-feira, um edifício do bairro nova-iorquino do Bronx anunciou também que iluminará sua fachada com luzes brancas e azuis para honrar a Madre Teresa.