Fontes da Igreja citadas pela agência AFP não descartaram um possível encontro entre o Presidente cubano Raúl Castro e o Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Dom Dominique Mamberti; no marco da visita que o Prelado faz à ilha e no meio do diálogo entre a Igreja e as autoridades comunistas.

Dom Mamberti chegou a Cuba para comemorar 75 anos de relações de Cuba com a Santa Sé e para presidir a Semana Social Católica. Além disso, ele animará a mediação da Igreja e tratará com os bispos a situação do país e necessidades da missão pastoral.

Com respeito às gestões que faz a Igreja em Cuba, o Bispo de Pinar del Río, Dom Jorge Serpa, indicou que tudo "é motivo de conversação. (Dom Mamberti) terá que tratar com pessoas do governo e dará seu ponto de vista. Quando se dialoga, sempre, embora pareça que não, dão-se passos, começa-se a abrir janelas para que as coisas se ventilem".

Com respeito ao traslado de doze presos a cárceres em seus lugares de origem e a liberação de Ariel Sigler, Dom Serpa disse que "vemos todo este processo com esperança, como um passo positivo, embora sejamos cautelosos. Queremos que se chegue ao fim que todo mundo deseja e o mais breve possível. Trabalhamos para que assim seja".