O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares, chamou a lutar contra o fantasma de uma sociedade cruel e violenta, e pediu que "Europa se volte a encontrar a si mesma, que reavive os valores que fizeram gloriosa sua história e benéfica sua presença em outros continentes".

O Cardeal deu estas palavras logo depois de receber o doutorado honoris causa da Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM). Durante seu discurso, o Cardeal insistiu a "liberar-se de uma vida hedonista e materialista que nos está levando a um beco sem saída demográfico. De outro modo o fantasma de uma sociedade cruel, egoísta e violenta poderia converter-se em dura realidade".

Segundo o jornal La Razón, a autoridade vaticana exortou também a edificar a sociedade sobre a idéia da dignidade humana, para que o Estado esteja ao serviço do homem. Nesse sentido, defendeu o papel da universidade como meio para obter este objetivo.

O Cardeal Cañizares indicou que a Igreja, assim como a universidade católica, devem servir à nova sociedade, revitalizando suas raízes e os alicerces que a sustentam. Assinalou que para isso é preciso voltar com renovado vigor a Jesus Cristo.

A fonte da esperança para a sociedade e o mundo inteiro é Cristo, assinalou o Cardeal, quem reafirmou que a Igreja é o canal através do qual se difunde "a onda de graça do coração transpassado do Redentor".