Um mês depois da visita apostólica a Portugal, que decorreu entre os dias 11 e 14 de Maio, são muitos os que anonimamente enviam testemunhos para a página oficial da visita de Bento XVI. A página oficial da visita de Bento XVI a Portugal (http://www.bentoxviportugal.pt) continua ativa e disponibiliza todas as informações relativas à viagem apostólica que decorreu em Lisboa, Fátima e no Porto. Por sua parte o Pe. Virgílio Antunes reitor do Santuário de Fátima, também rememorou a visita pontifícia.

Em declarações reunidas pela Agência Ecclesia, o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, o Pe. Manuel Morujão realça a presença “humana e divina” de Bento XVI. O Papa deixou em Portugal uma “herança de fé viva, de esperança à prova de todas as crises, e de caridade justa e solidária”.
“Bento XVI entre nós foi muito mais do que ele mesmo”, afirmou o porta-voz, um dos poucos testemunhos assinados, destacando que o Papa foi “presença de Jesus Cristo, de quem é Vigário. Foi o sucessor de S. Pedro, Bispo de Roma, que veio até nós”.

Ecclesia destaca também um testemunho anônimo que ressalta o “homem culto, inteligente, seguro da sua fé e da sua esperança em Jesus Cristo” que esteve em Portugal.
“Bento XVI foi afável e disponível para ouvir as pessoas, para as respeitar no exercício da sua liberdade e para as incentivar a serem melhores”.
Outro anônimo dá conta do “modelo” que Bento XVI é:
“Impressionou-me apesar da sua idade avançada toda a disponibilidade para o serviço e entrega pelos outros. Nas suas obras nota-se um grande amor e grande espírito de sacrifício pelos cristãos e humanidade em geral”.

A oração diante da imagem de Nossa Senhora, no Santuário de Fátima, é um momento destacado por outro anônimo. “Foi um momento de grande fé, esperança e sobretudo de grande coragem para o reacender a nossa fé”.

Um mês depois da presença do Santo Padre Bento XVI em Portugal, o Santuário de Fátima recorda o momento como “um acontecimento memorável”, nas palavras do reitor da instituição.
Na edição de 13 de Junho do jornal “Voz da Fátima”, a publicação informativa oficial do Santuário de Fátima, o Padre Virgílio Antunes descreve, em editorial, que nesta visita “os portugueses souberam receber muito bem, manifestaram uma amizade sincera, uniram-se instituições de carácter bem diferente, e o resultado foi muito bom”.

Num momento difícil para a Igreja portuguesa, na análise do reitor, esta foi uma oportunidade única.
“A Igreja em Portugal teve nesta visita uma oportunidade única para iniciar um processo de rasgar caminhos novos, na fidelidade ao Evangelho e na renovação das suas estruturas”, destacou o Pe. Antunes.