Com a frase de boas-vindas “Halala Bafana!”e de felicitações a todos os jogadores, treinadores, torcedores e ao time da África do Sul o Arcebispo de Durban e porta-voz da Conferência Episcopal da África do Sul, o Cardeal Wilfrid Napier brindou a acolhida da Igreja neste país a todos os que chegam para disputar ou assistir o mundial.

O Cardeal Napier em declarações à Rádio Vaticano se disse muito feliz porque finalmente a Copa do Mundo é jogada na África do Sul: “Esperamos isso por muitos anos, agora chegou o momento. Os estádios prontos, a infraestrutura está toda pronta, mas a presença mais importante é da população da África do Sul. Vamos procurar acolher os nossos visitantes e aproveitar a ocasião para nos encontrarmos e encontrar o mundo e o outro”.

O purpurado convidou ainda “fazer de modo que as nossas crianças e outros grupos vulneráveis sejam protegidos”, para que a Copa do Mundo não permita o “tráfico e a exploração de seres humanos por parte de indivíduos sem escrúpulos”. “Vamos dar as boas-vindas ao mundo – concluiu –, vamos encontrar o mundo, para aprender de todo o mundo, para que todos saibam que continuaremos a ser a nação arco-íris, diversa, mas unida”.