O próximo Encontro Mundial das Famílias, que se celebrará em julho do 2006 em Valência, “é o encontro mais importante da história da cidade de Valência”, conforme disse Francisco Camps, presidente da Generalitat, uma das empresas que colaborará com o evento. 

A eleição da temporada e o lugar asseguram ainda mais a participação maciça de fiéis no evento, favorecendo a chegada de participantes que, além de assistir à celebração poderão desfrutar dos atrativos da Comunidade nos inícios do verão.

“Desta forma se colabora também com o setor turístico”, assinalaram fontes do Arcebispado.

A Fundação Comunidade Valenciana será a encarregada da coordenação do evento a qual estará formada por um convênio de colaboração no qual participam a Generalitat, a Deputação, a Prefeitura e o Arcebispado, e contará com dois comissionados: Enrique Pérez Boada, diretor do Instituto Valenciano de Finanças, e Antonio Corbí, secretário do Arcebispado.

No ato de constituição da Fundação, o Arcebispo de Valência defendeu “a família de fundação matrimonial como referência na sociedade de um projeto que garante viver em liberdade, em justiça, na verdade e em amor”.

O encontro de famílias cristãs é um evento que João Paulo II impulsionou em 1994 e que se celebrou em duas ocasiões em Roma (1994 e 2000), no Rio de Janeiro (1997) e em Manila (2003). O próximo encontro será em Valência em 2006.