Depois do anúncio da liberação do general Luis Herlindo Mendieta Ovalle, liberado este fim de semana na "Operação Camaleão" realizada pelas forças armadas da Colômbia, a esposa deste homem que esteve seqüestrado durante quase 12 anos pelas FARC assinalou que "Deus escutou as orações de todos os que rezamos" por sua liberdade.

Em declarações à Caracol Rádio depois de conhecer a liberação do general Mendieta, sua esposa indicou: "sou a mulher mais feliz do mundo. Estou feliz, não sei o que fazer. Agora é momento de abraçá-lo. Vou passar seu aniversário com ele. Deus escutou minhas preces. Graças a Deus por este momento".

Por sua parte, o general Mendieta, em suas primeiras declarações agradeceu ao Presidente Uribe pela operação de resgate, às forças armadas e a distintos meios radiais e televisivos que apóiam a liberação dos seqüestrados na Colômbia.

"Deus lhes pague por todos estes resultados", indicou.

Visivelmente emocionado e agora que cumpre seu 53º aniversário nesta segunda-feira 14, o general comentou: "saio neste momento desconhecendo muitas coisas da Colômbia, do mundo, de tudo, além dos 12 anos de atraso acadêmico, intelectual. Graças a Deus. Adán Jara ensinou inglês e russo e com isso nos deu entretenimento cerebral para cada dia, sobre tudo nestes 16 meses que não tivemos rádio nem música".

Depois de pedir que os seqüestrados tenham um rádio para poder sentir-se acompanhados, disse também: "quero escutar notícias, programas de opinião, quero escutar a voz das pessoas do mundo porque não tínhamos vozes na selva. Quero saber de ti amada esposa, quero saber de ti amado filho, quero saber de ti amada filha, quero saber de ti mundo inteiro".

O general Mendieta foi liberado junto ao coronel Enrique Murillo, o sargento Arbey Delgado Argote e o coronel William Donato, quem chegou a Bogotá em um avião militar procedentes do departamento de Guaviare, onde se realizou a "Operação Camaleão" com a qual as forças armadas puseram fim ao seqüestro iniciado em 1998.