Um crítico nos Estados Unidos expressou seu total rechaço a um novo comercial televisivo da marca de carros Hyundai, no qual apresenta a "Igreja Maradoniana" –criada para "honrar" o atual treinador da seleção Argentina– ridicularizando e burlando-se de diversos ritos sagrados da Igreja Católica.

No spot que foi irradiado durante o encontro entre as seleções nas que a Inglaterra e os Estados Unidos empataram em 1 a 1 no sábado, a Hyundai apresenta alguns membros da "Igreja Maradoniana" ingressando em uma "igreja" enquanto cantam em latim o Agnus Dei (Cordeiro de Deus). O vídeo também mostra várias pessoas jogando futebol dentro do "templo" e vários de seus membros que de joelhos "comungam" pizza.

Em um correio eletrônico enviado aos diretores da Hyundai, o Pe. Thomas Berg, Presidente do Westchester Institute para a Ética e a Pessoa humana, deplorou este comercial e assinalou que "como sacerdote católico e condutor de veículos Hyundai durante seis anos, me afeta tremendamente a falta de sensibilidade religiosa e a burla aos católicos (por não dizer intolerância anti-católica) mostrada em seu recente e insultante comercial que ridiculariza as crenças e práticas católicas".

Por isso, o P. Berg exigiu "tire-se do ar este comercial imediatamente e que emitam uma desculpa aos mais de mil 200 milhões de católicos de todo o mundo".

Para expressar seu desacordo, você pode escrever a: consumeraffairs@hmausa.com