Ao finalizar a oração do Ângelus ontem na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI recordou ante os milhares de fiéis presentes que este fim de semana foram beatificados o jovem mártir Lojze Grozde, na Eslovênia; e no sábado o leigo e jornalista Manuel "Lolo" Lozano Garrido.

Falando sobre o beato Grozde, o Santo Padre destacou que "era particularmente devoto da Eucaristia, que alimentava sua fé inquebrantável, sua capacidade de sacrifício pela salvação das almas, seu apostolado na Ação Católica para levar outros jovens a Cristo".

Dirigindo-se aos grupos de língua espanhola, Bento XVI disse que o beato Manuel Lozano Garrido foi um "fiel leigo que soube irradiar com seu exemplo e seus escritos o amor a Deus, inclusive entre as doenças que o tiveram sujeitado a uma cadeira de rodas durante quase vinte e oito anos. Ao final de sua vida perdeu também a vista, mas seguiu ganhando os corações para Cristo com sua alegria serena e sua fé inquebrável".

"Os jornalistas poderão encontrar nele um testemunho eloqüente do bem que pode ser feito quando a pluma reflete a grandeza da alma e fica ao serviço da verdade e das causas nobres", concluiu.