A diocese de Santa Rosa de Osos na Colômbia deu a conhecer hoje um comunicado no qual repudiou o atentado ocorrido esta madrugada quando um artefato explodiu na fachada da casa do Bispo desta localidade, Dom Jairo Jaramillo Monsalve.

Sobre isto, os sacerdotes da diocese assinalam em um comunicado que "estes atos se consideram como um atentado diretamente contra a Igreja, que exerce sua ministerialidade desde sua missão profética que inclui o anúncio e a denúncia da complexa situação que vive o país e de maneira particular a Diocese de Santa Rosa de Osos".

Estes fatos, acrescentam, "fazem parte dos sofrimentos que a Igreja tem que assumir como conseqüência de seu compromisso com o Evangelho da vida e com a instauração do Reino de Deus".

Por isso, dizem, "os sacerdotes da Diocese de Santa Rosa de Osos lamentam e rechaçam energicamente estas expressões de violência que de maneira nenhuma favorecem os esforços feitos em favor da paz, do respeito e do diálogo.

Os sacerdotes da Diocese acompanham e se solidarizam com Dom Jairo Jaramillo Monsalve, Bispo diocesano".

Finalmente os presbíteros "reiteram seu compromisso com a vida e sua vocação de serviço expressa em seu trabalho pastoral. De igual maneira, exortam à reconciliação e à busca de caminhos para a consecução da justiça, a paz e o respeito à vida".