Uma organização de cidadãos denunciou que a escultura da Piedade localizada no Vale dos Caídos em Madrid (Espanha) está sendo decapitada por operadores do Patrimônio Nacional, dependente da Primeira vice-presidência do Governo.

A obra de “La Piedad”, do escultor espanhol Juan de Ávalos, forma parte do conjunto arquitetônico, cultural, ecológico e religioso da Abadia da Santa Cruz do Vale dos Caídos, construído a metade do século passado, como símbolo da reconciliação depois da Guerra Civil espanhola.

Conforme assinala a organização HazteOir (HO), “todos os relatórios técnicos independentes coincidem em que não houve nenhuma ameaça de desprendimentos que justifique o desmonte do conjunto escultórico; muito menos, as marteladas contra a imagem de La Piedad, cuja restauração será muito difícil, se não inviável, como conseqüência dos danos”.

A plataforma HO advertiu que “depois da agressão ao conjunto monumental do Vale “de Los Caídos” se encontra o sectarismo fanático do Governo presidido pelo José Luis Rodríguez Zapatero contra a liberdade religiosa. Evoca a imagem dos talibãs destroçando as estátuas da Buda no Afeganistão”.
“Ante o escândalo dos fiéis e observadores independentes por uma agressão sem precedentes ao patrimônio cultural, o Governo se viu obrigado a tampar com uma lona a zona onde se está desmontando a marteladas a imagem da Piedade” com a intenção de que “não se veja o lamentável e perigoso estado em que se encontra a imagem, sujeita por mecanismos complicados que evidenciam o grande risco de que caia a cabeça da Virgem depois da forma em que, a golpes limpos, arremeteram contra ela”.

A Associação em Defesa do “Valle de Los Caídos” assinalou que “não nos consta mais licença de obra que uma de ‘obra menor’ para o desmonte de uma escultura de 160 toneladas” e que estarão “atentos ao que ocorra na semana que vem porque a Virgem não pode ser decapitada”.

Os membros do HO pediram aos cidadãos somar assinaturas para a iniciativa da plataforma que “pede ao Patrimônio Nacional e à primeira Vice-presidenta do Governo que cesse a destruição e restaurem os danos causados ao conjunto monumental do Valle de Los Caídos”.