O Papa João Paulo II recebeu hoje o reitor, alunos, ex-alunos e superiores do "Almo Collegio Capranica" –seminário onde se formam candidatos ao sacerdócio da diocese de Roma e outras dioceses da Itália– e recordou que “para obter um justo discernimento é indispensável o diálogo intenso e crédulo, em diversos níveis, com os superiores e condiscípulos”.

O Santo Padre ressaltou a necessidade de uma “atenção constante às esperanças da Igreja e do mundo, e especialmente dos pobres”; e pediu aos seminaristas que além do estudo da teologia meditassem sempre a Palavra de Deus.

O Papa exortou a manter “uma conversa intensa e pessoal com  Jesus, nosso divino Mestre. Que a Eucaristia seja acima de tudo o ponto de referência de vossa vida. Que seja na realidade cotidiana a fonte de graça da qual deriva vosso atuar e o cume de perfeição a qual tendeis constantemente”.

Depois de recordar que há vinte e cinco anos visitou o Almo Collegio, o Pontífice afirmou que para comemorar a festa de sua Padroeira, Santa Inês, o seminário tinha organizado recentemente um congresso sobre a teologia do sacerdócio e as formas históricas que desde o início “caracterizaram o itinerário formativo do Instituto”.

“Que este significativo aniversário seja para vós um ulterior estímulo para crescer na comunhão com o Sucessor de Pedro e no amor à Igreja”, concluiu o Papa.