Como uma iniciativa do Bispo de Leão, Dom Rafael García González, abriu suas portas à nova Galeria de Arte Sacra da diocese, que exibe mais de 50 obras-primas que foram recuperadas e restauradas.

O porta-voz do Episcopado, Pe Jorge Raúl Villegas Chávez, informou que o atual responsável desta Galeria –localizada ao lado da Catedral– é o Padre Fidel Hernández Lara, que com o apoio de um patronato  restaurou até a data 58 obras.

“Muitas das obras que estão expostas foram encontradas em diversos espaços dos anexos da Catedral, e outro grande número delas foram obtidas por doações de sacerdotes ou seculares”, explicou o Padre Villegas e ressalto que a galeria é uma mostra palpável da identidade religiosa e cultural do povo católico das terras do Bajío.

Em suas quatro salas podem ser apreciadas obras de três dos principais artistas leoneses como  Juan Nepomuceno, Antonio Segoviano e Francisco Serrato, acrescentou o sacerdote.

Entretanto, “infelizmente a falta de cultura dos leoneses é a causa de que seja pouco visitado; é mais visitado por gente que vem de fora”, afirmou Mario Alberto Valadez López, que é guia dos grupos de estudantes que visitam o lugar.

Cada uma das salas tem o nome dos últimos bispos: a “José Guadalupe Martín Rábago” está dedicada aos gobelinos e há quatro obras feitos na Itália pelo artista A. Manacelli, no  ano de 1850.

Nesta mesma sala pode-se apreciar em uma das portas as figuraas em madeira dos arcanjos, que têm sua história, dado que estiveram no altar  principal desde l858 quando entronizaram na Santíssima Virgem e em 1900, quando o altar foi modificado, foram retirados e durante mais de cem anos ficaram esquecidos em uma bodega.

Na sala dois, a “Rafael García González”, dedicada a Jesus Cristo, pode-se admirar duas grandes obras do século XIX de Francisco Serrato e dez obras que representam o Via Crucis, em lâmina de cobre e que foram feitas na Tchecoslováquia por um autor anônimo do século XIX, segundo explicou Valadez López; só f altam quatro para completar a coleção.

A terceira sala, a “Anselmo Zarza”, está dedicada à Virgem Maria e nela pode-se apreciar uma interessante coleção de pinturas a óleo, com a representação da Virgem Maria, desde que nasce, acompanhada por seus pais, até sua Assunção.

O guia sempre relata uma anédota de quando uma pessoa de mais idade, de 80 anos, viu o nascimento da Virgem Maria, e surpreso disse: “ eu pensei que não tinha pais, que havia aparecido como a Virgem de Guadalupe”.

A quarta e última sala, “Manuel Martín del Campo”, está dedicada a mostrar os Copos sagrados. Aí poderão ser admirados um Cristo de pasta, criação do artista laguense Carlos Terres, onde se aprecia um Cristo com símbolos que representam a fusão de duas  culturas, a hispana e dos índios.

Existe eo projeto de continuar com a restauração do edifício, dado que há em um anexo mais de 5 mil volumes que pertenceram à biblioteca do primeiro Bispo de León, Dom José de Jesús María Diez de Solano. Pretende-se com isso instalar uma biblioteca religiosa, com volumes antigos, alguns deles com mais de 300 anos de antigüidade; uma sala de leitura e uma cafeteria.