O Arcebispado da capital do México deplorou o assassinato do adolescente Sergio Adrián Hernández Güereca na ponte internacional Passagem do Norte (Paso Del Norte), em Cidade Juárez, a quem desde os Estados Unidos um agente da Patrulha fronteiriça disparou.

Em um comunicado publicado pelo Serviço Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Arcebispado assinala que “nada justifica que um agente desse país tenha disparado sua arma contra a vítima, de tão somente 14 anos de idade. Este novo ato de violência confirma uma vez mais que as políticas anti-raciais e que violam os direitos humanos dos migrantes não podem trazer nada bom para a sociedade e para o mundo”.

Do mesmo modo, a arquidiocese considera que “este crime tenciona as relações entre ambos países e agrava a situação fronteiriça. A impunidade deste assassinato alentaria a que se cometam atos similares de barbárie contra os mexicanos e os migrantes”.

O texto acrescenta que “a própria Secretaria de Relações Exteriores confirmou que os casos de mexicanos mortos ou feridos pelo uso da força das autoridades migratórias dos Estados Unidos se incrementaram, pois dos 34 casos registrados de 2008 até a data, 50% deles ocorreram este ano”.

O Arcebispado “pede aos fiéis que rezem pelo eterno descanso do jovem Sergio Adrián Hernández e pede às autoridades que castiguem exemplarmente o responsável por este covarde crime”.

“O Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo do México, se une à pena e luto dos familiares e amigos do jovem Sergio Adrián Hernández”, conclui o comunicado.