O fundador e superior geral do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), o Pe. Carlos Buela, apresentou ao Papa sua carta de renúncia à frente desta congregação. A missiva datada em 8 de maio assinala que esta é a segunda vez (a primeira foi em 1994) que ele solicita retirar-se do posto de serviço no qual está por estar "entrado em anos, e com alguns problemas de saúde".

O Instituto do Verbo encarnado realiza seu trabalho apostólico ao serviço da Igreja na Argentina, onde nasceu, Estados Unidos, Meio Oriente, Chile, Tajiquistão, Rússia, Itália, Brasil, Filipinas, Sudão, Peru, entre outros países incluindo o Brasil.

Seu apostolado, assinala sua Página Web, realiza-se "no estudo e no ensino da Sagrada Escritura, da Teologia, dos Santos Padres, da Liturgia, da Catequese, do Ecumenismo, do diálogo inter-religioso, etc. Na realização de missões populares, exercícios espirituais, educação e formação cristã de crianças e jovens, segundo o método dos Oratórios, obras de caridade com os mais necessitados (crianças abandonadas, deficientes, doentes, anciãos) mediante a fundação e trabalho em 'Hogarcitos' ou Pequenos Lares, em português".

Ao ser consultado pela agência ACI Prensa sobre a carta de renúncia do Pe. Buela, o superior provincial na casa de formação em São Rafael, Mendoza (Argentina), Pe. Ricardo Clarey, assinalou que "no momento não vamos dar nenhum tipo de entrevistas nem nenhum tipo de informação".

Na carta enviada ao Santo Padre pelo Pe. Buela, o sacerdote argentino assinala que "empenhei grande parte de minha vida em fundar e levar adiante o Instituto do Verbo Encarnado. Agora já estou entrado em anos, e com alguns problemas de saúde, ao mesmo tempo que o Instituto cresceu muito. A infinita Providência de Deus o fez florescer em muitos lugares e em abundantes vocações, e hoje está consolidado em suas estruturas de formação e de governo".

Por outra parte, prossegue, "desde nossos inícios e até o presente tivemos que atravessar por numerosas dificuldades, nas quais experimentamos o cuidado amoroso de Deus. Como filhos da Santa Igreja também nossa Família Religiosa peregrina no mundo entre os consolos de Deus e as perseguições dos homens (Santo Agustinho). Considero isto uma imensa graça de Deus".

"Como expressei a Sua Santidade em minha súplica, estimo oportuno novamente retirar-me do ofício de Superior General, como já o fiz uma vez em 1994. Portanto, por meio da presente e de bom grau, apresento à Sua Santidade minha renúncia ao ofício de Superior General do Instituto do Verbo Encarnado".

O Pe. Buela faz deste modo uma petição: "particularmente desejo agradecer à Sua Santidade a decisão de impedir o envio de um Delegado Pontifício para o Instituto, de maneira que ante minha renúncia sejam as mesmas autoridades do Instituto previstas nas Constituições as que continuem levando-o adiante".

"Profundamente agradecido pela benignidade mostrada para comigo e para outros membros do Instituto, saúdo-o cordialmente implorando sua paternal bênção e assegurando-lhe a lembrança em nossas orações", conclui.