Os bispos do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) chegaram à Roma no sábado, 5, para a visita “ad Limina Apostolorum”, que vai até o dia 23. Não puderam unir-se ao grupo o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e o bispo diocesano de Caratinga, Dom Hélio Gonçalves Heleno, ambos por razões de saúde.

Segundo a informação divulgada pela CNBB em sua página oficial, a Visita Ad Limina Apostolorum foi inaugurada com uma Celebração Eucarística, na Basílica de São Pedro, presidida pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, acompanhado do vice-presidente e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Vitória, Dom Luís Mancilha e do secretário e bispo diocesano de Luz, Dom Antônio Carlos Félix.

Em sua homilia, Dom Walmor acentuou a importância especial da visita, para reforçar a comunhão eclesial e impulsionar o agir missionário de cada bispo e de cada Igreja Particular.
“É o encontro com o Senhor a razão última do empenho episcopal, que também deve ser gerador de vida em cada lugar, ambiente, coração das Igrejas Particulares”, destacou o prelado.

No dia de hoje, 7, os bispos refletem sobre os reflexos da Conferência de Aparecida no Leste 2 e a Unidade dos Cristãos, tendo como bispos relatores, respectivamente, o bispo diocesano de Luz, Dom Antônio Carlos Félix, e o arcebispo metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura.
A atividade de encerramento do dia será marcada pela visita dos bispos ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro.  Durante 18 dias da visita os bispos visitarão os dicastérios da Cúria Romana e também serão recebidos pelo Papa Bento XVI.  

O presidente do Regional e Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira Azevedo disse em entrevista à Rádio Vaticano que a grande expectativa da visita é o encontro com o Papa.
Dom Walmor disse também esperar a confirmação, pelo Papa, do Brasil como sede da Jornada Mundial da Juventude em 2014, e citou que Belo Horizonte é uma das cidades candidatas a sediar o encontro, informou Canção Nova Notícias.