O Papa Bento XVI visitou esta tarde (hora local) a Catedral maronita de Nossa Senhora das Graças nesta capital. Em sua saudação aos católicos deste rito oriental reunidos ali, o Santo Padre alentou a levar a Boa Notícia da vida nova em Cristo a toda a humanidade.

"Esta Igreja Catedral representa por diversos aspectos a verdadeira história, longa e rica, às vezes turbulenta, da comunidade maronita no Chipre. Os maronitas (originários do Líbano) chegaram a estas orlas em diversos períodos ao longo dos séculos e freqüentemente sofreram duras provas para permanecer fiéis à sua específica herança cristã".

"Entretanto, e ainda que sua fé tenha sido acrisolada como o ouro pelo fogo, perseveraram na fé de seus pais, uma fé que neste momento passou a vós, Maronitas Cipriotas de hoje. Eu vos exorto a valorar como um tesouro esta grande herança, este presente precioso", disse o Papa.

Seguidamente Bento XVI indicou que a catedral "recorda-nos também uma importante verdade espiritual. São Pedro afirma que os cristãos são pedras vivas que entramos ‘na construção do templo do Espírito formando um sacerdócio sagrado para oferecer sacrifícios espirituais que Deus aceita por Jesus Cristo’".

"junto com todos os cristãos do mundo, somos parte deste grande templo que é o Corpo Místico de Cristo. Nosso culto espiritual, oferecido em muitas línguas, em tantos lugares e em uma formosa variedade de liturgias, é uma expressão da única voz do Povo de Deus, unido em oração e em agradecimento a ele, em uma comunhão permanente de uns com outros".

Esta comunhão, que tanto apreciamos, precisou o Papa, "impulsiona-nos a levar a Boa Notícia de nossa nova vida em Cristo a toda a humanidade".

"Esta é a tarefa que compartilho hoje convosco: suplico para que vossa Igreja, em união com todos seus pastores e com o Bispo de Roma, cresça em santidade, em fidelidade ao Evangelho e em amor pelo Senhor e por todos", concluiu.