O Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU em Genebra, Dom Silvano Tomasi, expressou o rechaço à violência para resolver o conflito de Gaza e a população a Palestina; e insistiu a respeitar os direitos humanos desta população. Também chamou ao diálogo para solucionar este enfrentamento.

Em uma recente intervenção depois do ataque israelense a uma frota de ativistas que se dirigia à Franja de Gaza, o Arcebispo recordou que "uma paz duradoura não pode ser conseguida com a violência, mas com o respeito aos direitos e com a recíproca aceitação".

"Para tornar possível um diálogo concreto, é necessária uma investigação completa, imparcial e transparente sobre os últimos incidentes, apoiada no direito internacional e no direito humanitário internacional" dos fatos de violência, acrescentou.

É claro, disse logo, "que as exigências humanitárias do povo de Gaza não são satisfeitas e que todas as partes envolvidas e a comunidade internacional têm a responsabilidade de cooperar para que os direitos humanos fundamentais dessas pessoas sejam respeitados".

"Como a Santa Sé já declarou, ela se opõe ao uso da violência de qualquer parte da que provenha. A violência torna ainda mais difícil a busca de soluções pacíficas, as únicas que podem edificar um futuro de coexistência construtiva", disse logo.

Finalmente o Núncio assegurou que "minha delegação se dirige uma vez mais a todas as partes exortando-as a fomentar uma solução duradoura do conflito israelense-palestino através de negociações que levem a uma solução os estados, com Israel e um Estado Palestino independente que viva um ao lado do outro em paz e segurança".