O Arcebispo de Yucatán (México), Dom Emilio Carlos Berlie, Arcebispo de Yucatán (México) dirigiu a exposição "María, mulher eucarística", na terceira jornada do Simpósio Teológico Internacional que se organizou no marco do I Congresso Eucarístico e Mariano de Lima, na que explicou que a Mãe de Deus é modelo para a Igreja de fé na Eucaristia.

Em sua exposição no auditório do Colégio San Agustín nesta capital, o Prelado assinalou que "Maria dá um ‘amém’, um ‘sim’ a Cristo sem restrições. Assim deve ser o ‘sim’ que dá um jovem que se compromete a seguir a Cristo nas exigências da vida diária; o sim aceito dos noivos que se professam amor conjugal para toda a vida na bela tarefa de formar uma família; o sim quero com a ajuda de Deus que pronuncia o candidato ao sacerdócio".

Seguidamente o bispo alentou a confiar em Deus, que sempre provê as graças necessárias para enfrentar os desafios que se apresentam na vida, e recordou que "María é mãe, mestra e modelo. Ela nos leva pela mão ao encontro com Cristo presente na eucaristia. María é nossa educadora na fé, pedagoga do evangelho".

Em outro momento da conferência, convidou aos participantes a reconhecerem em Maria a autêntica atitude de fé do cristão.

Finalmente o Prelado mexicano exortou a não perder "a capacidade de admirar, para não perder a capacidade de contemplar, porque ambas supõem uma atitude. A autêntica atitude de fé a encontramos na Virgem María. Sua fé não vacilou, Maria não cessou de acreditar no cumprimento da Palavra de Deus, por tudo isso, a Igreja venera em Maria a realização mais pura da fé", assinalou.