A Congregação para o Clero deu a conhecer uma série de detalhes sobre as celebrações com as que será encerrado o Ano Sacerdotal entre os dias 9 e 11 de junho. Um dos principais é a proclamação que fará o Papa Bento XVI, na Missa final, de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, como Padroeiro de todos os sacerdotes do mundo.

O Ano Sacerdotal é uma iniciativa do Santo Padre que coincide com o 150° aniversário da morte do Cura D’Ars, quem é atualmente Patrono de todos os párocos.

Para estes três dias de celebrações, explica o mencionado dicastério vaticano, se inscreveram um total de nove mil sacerdotes de 91 países do mundo. Conforme explica o Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal brasileiro Claudio Hummes, em um comunicado, o objetivo destes eventos é sublinhar a "renovação espiritual", um novo começo e não "um final". O Cardeal comenta ademais que espera que estas celebrações gerem "um redescobrimento da grandeza do sacramento que configura a Cristo, Supremo Sacerdote".

A vigília da quinta-feira 10 de junho será transmitida desde o Vaticano a Ars na França, o Cenáculo em Jerusalém, Buenos Aires e Hollywood. Mais de 600 jovens músicos e cantores de instituições italianas participarão deste evento.

Na Missa final de 11 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Papa Bento XVI proclamará a São Juan Maria Vianney, Padroeiro de todos os Sacerdotes.