Em um comunicado assinado pelo Arcebispo de Ezstergom-Budapest, Cardeal Peter Erdo, em representação do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), os prelados manifestam sua solidariedade com a Igreja na Turquia depois do assassinato de Dom Luigi Padovese, Presidente da Conferência Episcopal neste país. Este fato, dizem os pastores europeus, "fere toda a Igreja e reclama com maior ardor estar unidos em nosso serviço ao Senhor".

Os prelados expressam sua "comunhão de oração e expressam sua proximidade aos bispos, sacerdotes, consagrados e a todo e povo cristão na Turquia. Seu sofrimento também é o nosso".

"A morte tão trágica de Dom Luigi Padovese, ocorrida na Solenidade do Corpus Domini (Corpo do Senhor), o une de modo particular ao Senhor Jesus que deu a vida por Seu povo. Temos plena confiança em que a Misericórdia divina o acolherá e o encherá de glória e do Seu amor".

Depois de dar seus pêsames ao Papa e aos capuchinhos, ordem à que pertencia, os bispos da Europa assinalam que "só do Senhor podemos esperar a justiça que merece um homem de paz e bem, que sempre testemunhou um verdadeiro zelo apostólico e uma forte dedicação a seu povo. Rezamos também por quem cometeu tal delito porque só o Senhor pode escrutinar e trocar o coração dos homens".

Finalmente fazem votos para que "Maria, Rainha dos Apóstolos, e São Paulo de Tarso nesta hora de sofrimento nos ajudem a manter-nos firmes na fé e na esperança".