A Rádio Vaticano informou que o Papa Bento XVI recebeu mensagens de gratidão pelo anúncio da visita apostólica à Irlanda ante os escândalos pela má conduta sexual de alguns membros do clero neste país.

A Comissão Permanente da Conferência Episcopal Irlandesa publicou um comunicado no qual assinala que para os bispos, esta visita supõe "uma expressão de proximidade pessoal" por parte do Papa Bento XVI, e sobre tudo "um passo importante no caminho de cura, reparação e renovação da Igreja na Irlanda".

Esta semana a Santa Sé informou que a Visita Apostólica à Igreja Católica começará no próximo outono europeu e abrangerá, acima de tudo, as quatro arquidioceses irlandesas de Armagh, Dublin, Cashel and Emly e Tuam. A visita se estenderá aos seminários, ao Pontifício Colégio Irlandês de Roma e aos institutos religiosos masculinos e femininos.

Segundo a Rádio Vaticano, dois membros do grupo de visitadores nomeados pelo Papa já remeteram cartas de agradecimento e aceitação da tarefa. O Cardeal Sean P. O'Malley, Arcebispo de Boston, disse aceitá-lo "com profundo respeito pelo Papa Bento XVI e sincera humildade, a solicitude para servir como visitante Apostólico da Arquidiocese de Dublin".

"A Igreja deve ser indefectivelmente vigilante no amparo das crianças e jovens. Nossos esforços na arquidiocese de Boston para garantir sua segurança serão úteis para a visita. Também será importante responder às preocupações da comunidade católica e aos sobreviventes da maneira que promova o processo de cura", indicou o Cardeal.

Por sua parte, o Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, manifestou sua alegria pelo convite da Santa Sé. "Meu amor pela Irlanda e minha própria experiência na formação sacerdotal, fazem-me agradecido por esta atribuição", escreveu.

O resto da delegação está formada pelo Cardeal Cormac Murphy O’Connor, Arcebispo emérito de Westminster, os arcebispos canadenses Thomas Collins, de Toronto e Terrence Prendergast, de Ottawa; o redentorista Joseph Tobin e o jesuíta Gero McLaughlin para os institutos masculinos, e as irmãs Sharon Holland e Mairin McDonagh para os institutos femininos.