Durante o discurso inaugural do Simpósio Teológico do I Congresso Eucarístico e Mariano de Lima (CEM 2010) o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, convidou os fiéis a não deixar só o Papa Bento XVI, "o Papa da Eucaristia", em seu afã de "devolver à Liturgia e à Eucaristia a centralidade da vida cristã".

Conforme assinala a Arquidiocese de Lima, o evento contou com a presença do Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Cidade do Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera; Dom Juan Ignacio González Errázuriz, Bispo de San Bernardo (Chile); e Dom Emilio Carlos Berlie Belaunzarán, Arcebispo de Yucatán (México); entre outros.

Durante seu discurso no auditório do colégio San Agustín em Lima, o Cardeal Cipriani assinalou que "o Santo Padre, Bento XVI passará à história como o Papa da Eucaristia, por seus esforços constantes por lhe devolver à Eucaristia toda a grandeza, respeito e centralidade da vida cristã".

"Este novo amanhecer da Igreja começou. Por isso, o Papa Bento XVI nos pede que não o deixemos só neste enorme afã de devolver à Liturgia e à Eucaristia a centralidade da vida cristã", alentou o cardeal.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Lima recordou que "há mais de um ano em todas as paróquias, capelas e Igrejas de Lima se recebe ordinariamente a comunhão na boca e de joelhos, seguindo o exemplo do Papa Bento XVI" e alentou a obedecer "o Santo Padre com obras e de verdade".

Finalmente, o Cardeal pediu que o fruto do CEM 2010 seja "a toma de consciência, para que a principal preocupação da arquidiocese de Lima e do mundo inteiro seja viver para Cristo e fazer da Eucaristia um programa de vida".

"O centro da mensagem da fé é Cristo. Esse Cristo que quer estar presente em cada um de nós, em cada uma das Igrejas e em cada um dos lares. Ponhamo-nos diante desse Cristo vivo", concluiu.