O Bispo de Escuintla, Dom Víctor Hugo Palma, chamou à solidariedade com os danificados pela tormenta tropical Agatha e a erupção vulcânica em San Vicente, pois "estamos chamados a oferecermos o pouco ou o muito" que temos para ajudar os que perderam todos seus bens.

"Chamo as operações das Pastorais Sociais Paroquiais e agradeço a partir de agora a função da Cáritas Diocesana e igualmente pela ajuda do Santo Padre Bento XVI em sua emotiva mensagem de proximidade à catástrofe da Guatemala (…), assim como à Cáritas Arquidiocesana em seu auxílio fraterno especialmente aos afetados pela erupção de San Vicente Pacaya", expressou em uma mensagem.

O Prelado chamou a voltar os olhos a Deus e disse que aos males sociais se acrescentaram os causados pela natureza.

Os males sociais, comunitários e familiares –recordou-, são "causados pela maldade humana fruto do pecado". "Eles também nos fazem derramar lágrimas e viver em aflição ao ponto de constatar que junto à urgente necessidade de reconstruir sobre o dano dos desastres naturais segue pendente a tarefa de obter um ambiente de respeito à vida e dignidade da pessoa humana, desde sua concepção até sua morte natural", afirmou.

Entretanto, o prelado convidou a recorrer à Palavra de Deus, que "atua como uma lâmpada que ilumina nossos difíceis passos em meio ao padecimento de nossos irmãos; ela acende a Fé que nos momentos duros se converte em esperança e em fortaleza".