O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé e da Rádio Vaticano, o Pe. Federico Lombardi, expressou seu profundo pesar e consternação ao conhecer a notícia do assassinato, perpetrado hoje em Iskenderum, de Dom Luigi Padovese, Vigário Apostólico de Anatólia e Presidente da Conferência Episcopal da Turquia. A notícia foi divulgada  pela mencionada emissora pelo Bispo de Esmirna, Dom Ruggero Franceschini. Segundo informa a agência turca Anadolu, o Prelado foi apunhalado em sua casa.

Em relação a este fato, o Pe. Lombardi assinalou que "se trata de uma notícia horrível que nos deixa profundamente desconcertados e naturalmente muito doloridos. Dom Padovese foi uma pessoa com grandes méritos pelo testemunho da vida da Igreja na Turquia, portanto em situações também difíceis; foi uma pessoa dedicada ao Evangelho, valente".

A morte deste valente Bispo, prossegue o sacerdote, traz à memória a de outro sacerdote assassinado também na Turquia em 2006, o Pe. Andrea Santoro. O homicídio de Dom Padovese, continuou, "permite-nos ver como o testemunho da Igreja em certas situações pode pagar-se a preço de sangue. Será necessário compreender melhor as circunstâncias ou móveis desta morte; permanece que é uma vida entregue pelo Evangelho".

Este lamentável fato, diz logo o Pe. Lombaardi, ocorre "às vésperas de uma viagem do Papa ao Oriente Médio. Também precisamente para alentar as comunidades cristãs que vivem nesta região, este fato nos permite entender com muita profundidade como a questão da solidariedade da Igreja universal, de apoio para estas comunidades cristãs, é absolutamente urgente, necessária".

A cadeia espanhola COPE assinala que Dom Padovese, de 63 anos de idade, estava muito comprometido no ecumenismo, no diálogo com o Islã e na reanimação das distintas comunidades cristãs turcas. Originário de Milão, ingressou na Ordem dos Frades Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 1973 e ordenado Bispo em 2004.

O Prelado recebeu o Papa Bento XVI em sua viagem à Turquia em 2006. Também foi quem presidiu os funerais pelo Pe. Andrea Santoro.

Dom Padovese se preparava para transladar-se esta sexta-feira ao Chipre como parte da delegação de acolhida ao Santo Padre em sua viagem apostólica –de 4 a 6 de junho– à ilha mediterrânea, onde entregará o Instrumento de trabalho do Sínodo dos bispos para o Oriente Médio que se realizará em outubro no Vaticano.