O Pe. Jorge Hernández, de origem argentina e pároco em Gaza, expressou seu temor de que o ataque israelense à "Frota da Liberdade" provoque uma onda de violência, pois o ambiente que se respira neste território palestino é "de vingança pelo que aconteceu".

Em declarações à Rádio Vaticano, o sacerdote condenou o ataque do exército israelense contra as seis embarcações que transportavam ajuda humanitária a Gaza e que ocasionou vários mortos. "Evidentemente foi um crime que podia ser evitado. Não era necessário chegar a tanto, pois havia médios para atuar de maneira pacífica", expressou.

"Isto provoca muitos problemas. A reação do povo palestino, aqui, em Gaza, é raivosa. Esta é a atmosfera que se respira em Gaza: uma atmosfera de vingança pelo que aconteceu", advertiu.

O missionário argentino insistiu que a violência só gera mais violência, por isso chamou a evitar este tipo de situações.

O Pe. Hernández, pertencente ao Instituto do Verbo Encarnado, disse que a realidade na Gaza é grave, pois "a falta de tantos produtos faz que os preços subam pelas nuvens. Os remédios e outros bens de primeira necessidade custam muitíssimo. Queria dizer também que a situação piora dia após dia".

"Não se alcança a paz com a violência. Este não é o caminho adequado!", expressou.