Em uma mensagem enviada aos bispos da Guatemala, o Papa Bento XVI expressou seus pêsames e proximidade espiritual com as vítimas do furacão Agatha que cobrou até o momento a vida de mais de 120 pessoas e deixou milhares de danificados. O Pontífice também solicitou à comunidade internacional a solidariedade concreta para com a população neste país centro-americano.

O texto dado a conhecer pelo Núncio na Guatemala, Dom Paul Richard Gallagher e assinado pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assinala que o Santo Padre "profundamente apenado ao conhecer os desastres naturais que estão afetando a essa amada nação, ocasionando vítimas, feridos e numerosos danos materiais, e deixando sem lar a muitas famílias, oferece ferventes sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos".

O Papa também faz votos para que o "Senhor conceda consolo aos que sofrem devido às graves desgraças e incremente na comunidade cristã sentimentos de ardente caridade, para colaborar na reconstrução das zonas devastadas".

Bento XVI exora logo "a comunidade internacional, as instituições nacionais e todos os homens de boa vontade a que, movidos pela solidariedade fraterna, prestem uma ajuda eficaz a esse país para superar estes difíceis momentos".

O Santo Padre deseja além de fazer "chegar seu sentido pêsames aos familiares dos defuntos e sua paterna solicitude e proximidade espiritual aos feridos e danificados, aos que reparte de coração a confortadora bênção apostólica, como signo de afeto ao querido povo guatemalteco, tão presente em seu coração de Pastor da Igreja Universal".