Esta quinta-feira 3 de junho se inaugura no "Braccio" de Carlos Magno no Vaticano a exposição "Compostela e Europa. A história de Diego Gelmírez", dedicada ao primeiro arcebispo de Santiago de Compostela, na Espanha onde se localiza o famoso santuário de mesmo nome dedicado ao Apóstolo Tiago. O Arcebispo foi uma figura fundamental na construção da Catedral e promotor da peregrinação.

A exibição, assinala um comunicado, "é uma ocasião inédita para conhecer profundamente a história da cidade galega, do Caminho de Santiago e de sua decisiva contribuição à arte românica européia". A exposição, cujo delegado é Manuel Castiñeiras, especialista em arte medieval, foi organizada pela “Xunta da Galicia”, no marco das atividades programadas com motivo do Ano Santo Compostelano 2010.

O tempo que viveu a cidade galega com Dom Gelmírez como Arcebispo "foi sem dúvida a época de ouro da arte e da cultura compostelana, marcada pela construção da catedral e a realização de suas grandes fachadas, a construção de dois palácios episcopais e de infra-estruturas urbanas, assim como a promoção de uma escola de gramática e a realização de textos históricos, religiosos e literários como a História Compostelana ou o Códice Calixtino".

Entre as obras expostas, provenientes da Catedral do Santiago e de outros importantes monumentos, destaca o relevo "Mulher com cacho de uvas", assim como obras de arte de monumentos situados com o passar do Caminho, como os da Santa Fé de Conques, São Taciturno de Tolosa ou Santiago di Altopascio.

A Mostra de Arte, que poderá ser visitada até o dia 1 de agosto e cujo ingresso é gratuito, "constitui a primeira proposta expositiva realizada por Santiago de Compostela sobre a figura do Arcebispo Gelmírez e tem como objetivo ilustrar o público sobre a importância deste personagem para a história da Galicia e, sobre tudo, para a construção da Europa românica".