A Conferência Episcopal Irlandesa considera que a visita apostólica ao país que vai começar no próximo Outono europeu expressa a “proximidade pessoal do Papa Bento XVI aos católicos da Irlanda”.
No seguimento das informações sobre a visita divulgadas esta segunda-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé, os prelados referem que a iniciativa “representa mais um passo importante no caminho da cura, reparação e renovação da Igreja da Irlanda”.

Na declaração assinada pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Irlandesa e divulgada pela agência Ecclesia do episcopado português em seu website, os bispos prometem “total cooperação” com os responsáveis nomeados pelo Papa para conduzir a visita a algumas dioceses, seminários e congregações religiosas.

“A visita apostólica será uma oportunidade para desenvolver o trabalho que tem sido realizado na Igreja da Irlanda para responder às necessidades dos sobreviventes de abuso, para levantar procedimentos e diretrizes sólidas para a salvaguarda das crianças e para trabalhar para a renovação da fé”, refere o comunicado divulgado por Ecclesia em idioma português.

Os bispos da Irlanda anunciam ainda que aguardam por “mais detalhes sobre os termos precisos” da visita apostólica, que foi anunciada por Bento XVI na “Carta aos Católicos da Irlanda”, datada de 19 de Março de 2010.

A carta completa pode ser lida em português através do site do Vaticano em: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/letters/2010/documents/hf_ben-xvi_let_20100319_church-ireland_po.html